Do que os convidados mais se queixam – Parte 2

Continuação…

5º LUGAR – MÚSICA

Sim, a música está no ranking de reclamações dos convidados, seja porque é alta demais, ou baixa demais, muito desanimada etc.

Escolha muito bem o DJ, a banda ou qualquer que seja o profissional responsável pela música do seu casamento.

Além da escolha de músicas específicas para momentos específicos, como por exemplo, a música para a entrada dos noivos, deixe bem claro ao profissional o que você quer e o que você não quer que toque no seu casamento.

Para a hora do jantar, sugerimos não colocar músicas muito agitadas nem muito altas, pois é o momento que os convidados gostam de conversar, e com isso você evita reclamações de que não era possível se comunicar na festa por causa do volume da música.

Deixe as músicas agitadas e altas para o momento em que os convidados são convidados à pista de dança; e outra coisa importante: procure manter os idosos – mais sensíveis à música alta – distantes das caixas de som.

É claro que os noivos querem que a música seja de seu gosto, mas não esqueçam de considerar os convidados, que querem se divertir. Os clássicos dos anos 80 e 90 sempre fazem sucesso, aposte nesta escolha!

4º – BUFFET

Sempre acreditei que o buffet seria a reclamação número 1, pois a maioria dos comentários que eu ouvia sobre todos os casamentos que fui foram sobre a comida ser ruim, estar fria ou ter poucas opções; mas parece que está em 4º lugar no ranking de reclamações.

O serviço de alimentação é um dos maiores gastos dentro do orçamento de um casamento, por isso, antes de contratar esse serviço, certifique-se de que são profissionais, com experiência em casamentos, e se possível procure por recomendações de clientes anteriores. Os profissionais devem ser treinados, e a quantidade de garçons deve ser condizente com a quantidade de convidados.

Quanto ao buffet, optem por pratos clássicos, pois agradam a maioria dos convidados, mas não deixe de considerar a diversidade de opções, pois sempre há convidados vegetarianos, diabéticos, celíacos, intolerantes à lactose etc.

3º – MESAS

As muitas reclamações sobre a mesa incluem: por quê estou em uma mesa tão afastada; por quê estou sentado com pessoas estranhas; minha mesa estava muito próxima ao banheiro; minha mesa estava na passagem dos garçons; minha mesa estava muito sobrecarregada de convidados etc.

Como evitar todas essas reclamações? Bom, não se pode agradar a todos, mas pode-se tentar, principalmente com organização prévia:

  • Escolha um espaço para o seu casamento que seja confortável para o número de convidados, ao passo que não fiquem apertados, e nem o lugar pareça vazio;
  • Organize as mesas de modo que as pessoas possam se locomover tranquilamente sem esbarrar a todo instante em um convidado sentado à mesa ao lado;
  • Se for marcar os lugares dos convidados, não invente, coloque família com família e amigos com amigos;
  • Se receber durante o casamento alguma pergunta sobre a escolha da mesa, seja educado, sincero e cordial, e explique que gostaria de ter colocado todos os conhecidos juntos, mas não foi possível. Explique que é uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, e que haverá tempo para todos se juntarem e se divertir juntos;
  • Se possível, solicite ao local mais mesas do que o necessário e deixe as escolhas livre conforme os convidados chegam ao casamento; aconselhamos que reservem apenas a mesa dos pais e padrinhos, pois a localização destes no casamento é de grande importância;
  • Também é possível, e muito utilizado pelo mundo, apostar em mesas longas e comunitárias, mas também deve-se analisar os prós e contras dessa escolha.

2º – ANFITRIÕES

Fui a um casamento muito chique e elegante em 2007, gostava muito da noiva e gastei um dinheirão em um presente muito especial. Perguntei algumas vezes se ela recebeu meu presente, e a resposta era sempre a mesma: aguarde um pouco que em breve você irá receber meu cartão de agradecimento. Esse casamento foi há dez anos, e nunca soube se ela recebeu meu presente, nunca recebi um cartão de agradecimento, nem sequer um obrigada quando perguntava sobre meu presente.

Além da falta de agradecimento, outra reclamação dos convidados é que viram a noiva apenas quando ela entrou na igreja, e depois – na festa – não recebeu atenção dos noivos.

Isso é gravíssimo, pois os noivos são os anfitriões e devem receber muito bem seus convidados.

Não é preciso cumprimentar os convidados na cerimônia, mas reserve um tempo na sua festa para passar de mesa em mesa certificando-se de cumprimentar a todos.

Se você sabe que não poderá enviar cartões de agradecimento aos convidados após o casamento, então aproveite o momento em que está passando de mesa em mesa para cumprimentá-los, e agradeça.

Vocês também podem optar por fazer um discurso de agradecimento, e neste discurso explicar que gostariam de dar atenção a todos pessoalmente, mas como são muitos convidados, não querem deixar ninguém de lado. Mas sejam delicados no discurso, e não deixem de tentar cumprimentar a todos mesmo assim.

Se algum convidado a abordar e não conhecer a pessoa, apenas cumprimente, pergunte como está a festa e se está gostando de tudo.

Não há nada mais gratificante aos convidados do que a atenção e a gratidão dos noivos, afinal, são o centro das atenções no dia.

E EM 1º LUGAR – DEMORAS EXCESSIVAS

Não há nada mais antiquado e deselegante do que a demora da noiva em chegar à igreja. Sim, muitos podem falar que a noiva pode, mas mesmo assim insisto em dizer que não deve se atrasar. Tanto que essa queixa está em primeiro lugar no ranking de reclamações dos convidados.

Mas não se trata apenas na demora da noiva em chegar à igreja, mas também a demora da cerimônia, da chegada dos noivos na festa, do serviço do buffet etc.

Sabemos que há diferentes religiões, e diferentes celebrações religiosas para cada religião, mas é importante que a cerimônia seja agradável e objetiva.

Na chegada à recepção, garanta organização da recepção para que não se formem filas desagradáveis e demoradas na entrada.

Na festa, normalmente o buffet começa a servir o almoço ou jantar apenas quando os noivos chegam à festa, e por tal motivo, optem por servir petiscos até que o buffet seja servido, e mesmo assim não demorem a chegar, pois os noivos são o centro das atenções, e os convidados estão lá para vê-los.

No meu casamento, eu e meu noivo – na época – sabíamos que os pais dele sempre chegavam atrasados em tudo, e por isso dissemos a eles que os pais deveriam chegar meia hora antes na igreja para assinar papéis ou não haveria casamento. Eles chegaram na hora.

E, em mais uma experiência em um casamento que estive presente: um padrinho se atrasou quase uma hora, e o noivo não queria se casar sem ele. A noiva chegou pontualmente ao próprio casamento e ficou uma hora sentada dentro do carro escondida de todos esperando o padrinho chegar. Isso foi desrespeitoso, tanto com a noiva, como com o noivo, os convidados etc. Por isso, considere enfatizar a importância da pontualidade com os pais e padrinhos.

Sempre há imprevistos no casamento, como um discurso inesperado dos pais, por exemplo. Para melhor administrar o tempo, vejam e revejam o cronograma do casamento, e considerem os imprevistos. Enfim, não deixe demoras acontecerem entre eventos, mas também não precisam fazer nada correndo.

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Agora que já conheceram as dez maiores reclamações dos convidados, procurem se organizar previamente e evitá-las ao máximo.

Temos alguns posts com dicas sobre organização, não deixem de ler!

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