Por que as noivas usam branco?

Não é novidade que a maioria das noivas escolhem o branco para se casarem. Mas, por que as noivas usam branco? E desde quando?
Usar branco para casar tornou-se tão familiar que podemos até pensar que sempre foi assim. Só que não…
wedding-2275270_1920
A primeira mulher que deixou sua marca na história ao usar vestido branco foi Joséphine na coroação de Napoleão Bonaparte. O branco foi utilizado para mostrar iluminação e clareza em seus atos.
Ainda assim, as noivas usavam vestidos coloridos em seus casamentos, especialmente o vermelho. Mas, em 1840, uma mulher audaciosa resolver usar somente materiais britânicos em seu vestido de casamento como forma de apoiar o comércio doméstico – a Rainha Vitória.
Depois desse evento, todas as noivas começaram a usar branco na cerimônia, não só por questão de status, mas também porque o colorido era usado no dia a dia, e o branco não era uma cor prática, pois uma vez usado, era difícil lavá-lo e mantê-lo branco, o que era perfeito para ser usado uma única vez: no dia do casamento.
E quanto ao branco ser ligado a pureza e virgindade? Há muitas versões sobre isso, mas sabe-se que no século XVII houveram três aparições de Nossa Senhora, e os relatos diziam que a virgem apareceu vestida de branco, e foi assim que o branco foi associado à pureza e castidade.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s