Os convites de casamento

O convite é a primeira impressão que os convidados terão do seu casamento, por isso, deve ser lindo e ter a cara de vocês!

Sabemos que há muitos bons profissionais que trabalham com convites de casamento, mas, para aqueles noivos que querem economizar, daremos algumas dicas para fazerem seus próprios convites:

  • A escolha do papel é muito importante. O papel não pode ser muito fino nem muito grosso, o ideal seria uma gramatura entre 120 e 150g. Compre em quantidades a mais para testes, acidentes ou imprevistos.
  • Assim que o convite estiver pronto para imprimir, antes de enviar tudo para a impressora, imprima apenas uma folha e veja como ficou, vá fazendo os ajustes no layout ou na impressora se for necessário até que obtenha uma impressão perfeita. E então, quando estiver do jeitinho que você deseja, imprima tudo, mas fique ao lado da impressora para qualquer problema!
  • Para fazer ajustes no convite, utilize um bom estilete e uma base de corte própria. Não utilize tesoura.
  • Se for utilizar fita de cetim para decorar seu convite, você pode optar pela cor da decoração do seu casamento. Laços com pérolas ficam lindos nos envelopes! Rendas também são lindas e estão super em alta!
  • Você pode aproveitar também o tema da sua festa para elaborar seu convite, e acabar deixando os convidados curiosos ou com gostinho de “quero ir”! Por exemplo, um casamento no campo na primavera fica bem legal se explorado o tema com flores!

 

wedding-1760024_1920

É importante lembrar que a lista de convidados deve ser uma das primeiras coisas a se fazer, pois a partir dela você define todo o resto, inclusive a quantidade de convites. Ah, e faça convites a mais pois sempre surgem convidados de última hora!

O convite pode ser formal ou informal, mas não pode ter erros de português ou digitação. Há muitos tipos de convites, mas os mais comuns são os clássicos, em envelopes fechados com um laço de cetim; mas há outros diferentes, originais, com aberturas que se encaixam, ou em papel rendado, quebra-cabeças, ou em caixinhas; tem casais que até colocam fotos do dois, caricaturas, enfim, há muitos outros tipos.

Vou comentar aqui um modelo clássico, que servirá como base para criação do seu convite – o diferencial fica por sua conta, mas escolha de acordo com o estilo do seu casamento, se moderno, rústico etc.

Na parte da frente do envelope, você pode colocar os nomes ou as iniciais dos noivos. Há convites em que o envelope fica aberto na frente, e os nomes dos noivos que estão no convite aparecem bem na abertura, fica muito legal também!

Na parte de trás do envelope, você deve colocar o nome dos convidados, de maneira formal, e se atente às diferentes maneiras de tratamento, por exemplo, aos casados você escreve de uma maneira, aos casais que namoram de outra.

Você pode começar colocando alguma frase que o casal gosta. Não esqueça de citar o autor!

Há diversas fontes gratuitas na internet para baixar e utilizar no seu convite. O ideal é deixar uma borda invisível de 1cm mais ou menos.

Normalmente, o convite começa com os nomes dos pais da noiva à esquerda, e dos noivos à direta… que “convidam para o casamento de seus filhos” e acrescentar o nome dos noivos… Também é possível fazer diferente e começar o convite com os nomes dos noivos… “juntamente de seus pais (nomes dos pais)… convidam para a cerimônia religiosa de seu casamento” – por exemplo.

Você deve colocar horário, data, nome do local de onde acontecerá cerimônia e endereço, seguido do nome do local e endereço da recepção, se houver.

O endereço dos noivos que são colocados na parte de baixo dos convites é opcional e na verdade são os endereços de seus pais, ou onde moram antes de se casarem, e eles servem para os convidados enviarem seus presentes.

Se houver serviço de RSVP (réspondez s’il vous plait) para os convidados confirmarem sua presença, também pode ser colocado no final do convite, com dados para o contato.

A caligrafia é uma arte e está em alta; não importa o tema do casamento, essa escrita combina com todos os tipos. Mas, se você for procurar por um calígrafo, procure um profissional cuidadoso, que se preocupe com a qualidade da escrita e em escrever os nomes dos convidados corretamente. O ideal é revisar a lista de convidados com o profissional, principalmente os nomes mais diferentes.

Para os noivos mais apressados e que procuram preços mais baixos, existe o serviço de caligrafia impresso, que fica muito parecido com o escrito da caligrafia manual – só não carrega o mesmo cuidado e a mesma emoção, e além do mais a caligrafia digital não tem o mesmo relevo que a manual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s