Casamento: expectativa x realidade

Você tem expectativas em relação ao seu par?

wedding-1745240_1920

Desde criança observamos a rotina das pessoas que moram conosco e nos habituamos a isso. Quando nos casamos, levamos esses hábitos conosco e criamos a expectativa de que tudo continuará como sempre foi. Mas não continuará. Nosso parceiro também cresceu em um ambiente com seus próprios hábitos e costumes. Juntos, é preciso buscar no dia a dia, com paciência e carinho, novos hábitos que se adequem a nova família que agora estão formando.

Antigamente era tudo muito diferente, pois o homem trabalhava fora e a mulher cuidava do lar e dos filhos. Hoje, há diferentes tipos de família, mas vou falar aqui da família em que ambos trabalham fora, e precisam cuidar do lar e filhos juntos. Sim, juntos, hoje em dia cada vez mais vemos casais dando importância para a divisão de tarefas, e isso vem dando muito certo, pois nenhuma parte fica sobrecarregada, e o tempo livre é curtido juntos.

Quando o casal se conhece bem fica mais fácil, pois sabem o que cada um é bom em fazer, e podem utilizar isso para dividirem as tarefas. Quando ambos forem bons em algo, podem se ajudar mutuamente.

O casamento, o lar, e os filhos são do casal, e não somente de uma das partes. Muitos casamentos se desfazem logo no primeiro ano por causa de conflitos gerados no dia a dia por coisas assim. Por isso, insisto em reforçar que o diálogo é muito importante, para colocar em palavras nossos sentimentos, expectativas, frustrações, e procurar solucionar todos os problemas juntos. Mas lembre-se: dialogar não é discutir relação! É conversar numa boa, com sinceridade, cautela e respeito. A tomada de decisões do dia a dia deve ser consensual, e, quando há discórdia, é preciso negociar, levantando os prós e contras para juntos tomarem a decisão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s