A festa do Casamento

Se vocês vão se casar e não contrataram assessoria de casamento, leiam este post antes de fecharem o local da festa!

  • Verifique com o espaço se haverá mais de um evento no mesmo dia – se houver, opte por um outro local em que só terá o seu evento naquele dia. Por que? Os fornecedores precisam de tempo para fazerem suas montagens, e se houver outro evento no mesmo dia, isso pode atrapalhar o trabalho deles. Já deixe combinado, também, a hora que os fornecedores podem começar a montagem, e não esqueça de informá-los disso!
  • O mesmo vale para a desmontagem da festa ao final do casamento. Deixe combinado também, tanto com o espaço quanto com os fornecedores os horários para a desmontagem.
  • Olhe pessoalmente as instalações do local, se está adequado ao que você deseja, e também se estará adequado aos seus fornecedores. Por exemplo, se você quer contratar um serviço de ‘fotocabine’, veja se há espaço adequado e estratégico.
  • Escolha a decoração da festa de acordo com seu estilo, se clássica, moderna, rústica etc.; e veja se o espaço atende a esse ambiente.
  • As flores devem ser escolhidas de acordo com sua sazonalidade, se não podem encarecer. Principalmente próximo ao dia das mães, dia dos namorados, natal, em que o preço pode até triplicar. Também podem ser escolhidas de acordo com suas cores, para combinar com a decoração da festa.
  • Você pode contratar um serviço de cuidados com as crianças dos convidados; verifique se há espaço para isso ou converse com seu fornecedor sobre o local da festa.
  • Observe como é a pista de dança, como será a sonorização, a iluminação da pista; veja se o espaço está adequado ao que você deseja (DJ, banda etc.).
  • O serviço de foto e filmagem também deve estar de acordo com o seu estilo. Feche os detalhes com antecedência, principalmente se você quer um fotógrafo específico, e também passe ao profissional uma lista das principais pessoas a serem fotografadas no casamento. Importante: combine como quer o álbum e qual o prazo de entrega!
  • Confira os serviços que já estão inclusos no contrato, como limpeza, copeira, garçons, mobiliário, vallet com seguro, segurança etc. Se não estiverem inclusos, contrate!
  • Há espaços que são flexíveis quanto aos fornecedores, que só precisam atender as exigências do local. Porém, há espaços em que pode ser obrigatório a utilização dos fornecedores cadastrados no local. Verifique!
  • Veja se o espaço tem serviço de buffet incluso. Se não tiver, será preciso contratar. De qualquer maneira, verifique se o espaço atende às necessidades do buffet, se o buffet possui experiência prévia com uma festa do mesmo porte da sua, se possui o cardápio que te atende, se fornece louça, garçons etc.
  • Sobre garçons: verifique se será fornecido pelo espaço, pelo buffet, ou deverá ser contratado à parte. Se são treinados. A quantidade de garçons por convidados (por exemplo: um garçom a cada 10 convidados, ou um garçom por mesa). O horário de atendimento dos garçons. A reposição de garçons em caso de faltas. Importantíssimo!!!
  • Se haverá finger food (porções individuais que podem ser consumidas à mão), uma dica é organizar em uma grande mesa onde os convidados possam se servir; ou então servidas em bandejas pelos garçons mesmo.
  • Como será servido o jantar: à francesa (o garçom traz a comida e os convidados se servem); à inglesa (o garçom serve o prato pronto ao convidado) – mais indicado; ou o buffet mesmo (o jantar fica em um determinado local e os convidados vão se servir).
  • Os profissionais que estarão trabalhando no casamento também precisam se alimentar, mas não da mesma refeição servida aos convidados. Por isso, é importante ver se o espaço oferece alimentação ao staff, pois se não oferecer, contrate por fora esse serviço. Para isso, é importante saber quantas pessoas estarão trabalhando no evento, então, verifique com cada fornecedor.
  • Bebidas: verifique como o buffet trabalha com as bebidas, qual a sugestão de bebidas por convidados, quais as bebidas etc. Você também pode optar por contratar o serviço de bartender – veja se há espaço adequado e estratégico.
  • A mesa de doces e o bolo são os mais esperados pelos convidados, pois além de enfeitar o ambiente, são muito apreciados. Quanto ao bolo, veja se é fake ou verdadeiro, combine a hora do corte, do brinde e das fotos. É indicado reservar esta mesa até que os noivos tirem as fotos, e depois liberar aos convidados e, principalmente, às crianças. Quanto aos doces, uma dica é ter grande variedade de doces de tamanhos pequenos.
  • O bem-casado pode variar em seu recheio, em sua embalagem, mas uma coisa não muda: ele deve estar presente! Dois a três bem-casados por convidados é uma boa quantidade.

Combine a ordem de tudo, desde a chegada, sessão de fotos, corte do bolo e brinde, jantar, pista de dança etc. para que tudo saia do jeitinho que você deseja… ♥

bouquet-1854074_1920

Se você nunca pensou em muitas coisas que escrevemos acima, saiba que há muitos mais detalhes a serem resolvidos, mas falaremos aos poucos, post a post. Porém, se você for contratar uma boa assessoria de casamento, fique tranquilo que tudo isso (e muito mais) será cuidado por um profissional!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s