Por que me casar?

Se você está em dúvida sobre se casar ou não, então você precisa ler este post!

girl-lying-down-2010387_1920

Muitos casais optam por morar juntos antes de se casarem, o tempo vai passando e esses planos vão ficando para trás, pois já se consideram “casados” mesmo. Bom, se este for o seu caso, ou se você tem dúvidas sobre se casar ou não, responda duas perguntas simples a si mesma: Você o ama? Você já sonhou com seu casamento? Se a resposta for “sim”, então não há dúvidas, vocês devem se casar! Vamos mais fundo…

O casamento, de maneira objetiva, é o contrato entre duas pessoas com o intuito de constituir família. Apesar de estar falando sobre o casamento civil, isso tem um significado muito mais importante e decisivo para quem pensa em se casar no religioso, pois significa aceitar uma vocação para a vida toda, amar o(a) parceiro(a) inclusive com seus defeitos, fraquezas, nos momentos difíceis, e isso a gente não costuma pensar quando está nas nuvens, apaixonado, mas a gente começa a pensar quando vai tornar o sonho realidade, vai colocar os pés no chão, vão começar os planejamentos, e é aí que surgem as dúvidas.

Primeiro, se a palavra “casar” está passando pela sua cabeça, você já deve conhecer bem seu par. Sim, é verdade que quando nos casamos e convivemos todos os dias com aquela pessoa, vamos conhecendo um pouquinho mais dela a cada dia, por toda a vida nunca pararemos de aprender sobre ela. Mas isso não significa que você pode se casar alguém que não conheça, pelo contrário, você deve conhecer seu par, saber porque o ama, o que espera dele, o que espera do futuro com ele, se estaria disposta a enfrentar qualquer tipo de dificuldade ao lado dele… enfim, se você não o conhece, se não sabe responder perguntas deste tipo sobre ele ou sobre seu relacionamento, pode não ser a hora de se casar ainda, espere um pouco, procure conhecê-lo melhor, procure as respostas para suas dúvidas no seu relacionamento, converse com seu parceiro sobre suas dúvidas, e aos poucos vá amadurecendo a ideia.

Sim, é importante se fazer todas essas perguntas, pois a rotina pode ser muito dura, haverá altos e baixos, e muitos momentos poderão ser muito difíceis de superar. Por isso o casamento no religioso é muito importante, pois quando nós humanos não podemos suportar alguma situação, mesmo que juntos, com o sacramento do matrimônio temos a segurança de estarmos sendo guiados por Deus, e contra essa força nada/ninguém pode. Quantos casais que, ao passarem por dificuldades, dirigem suas orações a Deus e são logo atendidos? Deus é amor. Um casamento sem Deus não dura.

E também, ao dizer sim perante Deus, o casal aceita a vocação do matrimônio, um compromisso para a vida toda, o doar-se ao parceiro por inteiro, em qualquer momento, e ninguém o obriga a ter esse compromisso, é uma decisão sua, assim como também será decisão sua seguir adiante sempre, não desistir nunca. Ora, Deus não nos dá um fardo maior do que conseguimos carregar!

Enfim, se você está na dúvida, procure responder à todas as perguntas internas de seu coração, até que tenha certeza. Agora, se você tem certeza, vai fundo! E seja muito feliz!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s